12 de dez. de 2011

Morre José Claudio Machado

,

Um dos grandes nomes da música regionalista, José Claudio Machado morreu nesta segunda-feira. Natural de Tapes, o cantor e compositor tinha 63 anos e estava internado no Hospital Mãe de Deus há seis meses para tratar de um enfisema pulmonar. Segundo o amigo e companheiro de composições Mauro Moraes, o velório será na Câmara de Vereadores de Guaíba, onde ele viveu seus últimos anos. O enterro ocorre na terça às 11h na mesma cidade.

Quem Foi José Claudio Machado?
 José Cláudio Machado nasceu em Tapes, RS, em 17 de novembro de 1948. Começou sua carreira de intérprete no antigo conjunto 'Os Tapes' e consagrou-se para o grande público ao vencer a Califórnia da Canção Nativa de 1972 com a composição Pedro Guará. Levou Os Serranos a conquistar o Disco de Ouro em 1986. Dez anos depois, gravou o ótimo CD Milongueando uns troços, com Bebeto Alves. Lançou 15 discos ao todo, entre trabalhos próprios, coletâneas e o CD Isto é Os Serranos, em 1985, com o grupo Os Serranos. Foi o primeiro disco de grupo nativista a vender mais de 100 mil cópias e ganhar o Disco de Ouro.
Em 2004, revisitou sua carreira no DVD No Meu Rancho, gravado no sítio em Guaíba onde o compositor mora.
Participou como intérprete, em duas ocasiões, do conjunto Os Serranos. Autor de canções consagradas como Pêlos, De Como Cantar um Flete, Milonga Abaixo do Mau Tempo, Cantar Galponeiro e outras tantas, Zé Cláudio foi do tango cantado em espanhol a nossa música de raiz com a mesma desenvoltura.
O "Zé" Cláudio é considerado por muitos como o Melhor Intérprete terrunho de todos os tempos no Rio Grande, porque aliou à estampa gaudéria, à irreverência dos bugres bolicheiros, com uma voz de trovão, afinada e retumbante, que acordava e continuará acordando as madrugadas campeiras do Rio Grande.
José Claúdio Machado teve estilo próprio, de tudo isto podemos opinar, sem medo de errar (e somos seguidos por diversos críticos musicais), que José Cláudio Machado foi o maior intérprete da música galponeira que pisou nesta província rio-grandense.

Vai em paz, índio velho, alegrar com teu campeirismo as sesmarias celestes, escorar algum balcão de venda que exista por lá e retrucar os Santos que lhe pisarem no pala!

0 comentários to “Morre José Claudio Machado”

Postar um comentário

 

Identidade News Copyright © 2012 -- O Pregador --